Publicado em Sobre o Amor

O que é namorar?

1244849996454_f

Namorar: um conceito complexo e de difícil definição. Difícil dizer o que ele representa, quais são suas regras, se é que elas existem, os acordos que pressupõe e o que de fato implica na vida das pessoas envolvidas.

O conceito de namoro foi ganhando para mim novas formas com o passar do tempo. Para mim namorar por muito tempo quis diz ter encontrado o amor da sua vida. Essa foi a primeira ideia que caiu. Já pensei também que namorar fosse ter alguém pra ficar te dizendo coisas românticas o tempo todo e te ligando direto pra dizer que te ama. A verdade é que pra mim, por muito tempo, a palavra ‘namoro’ estava intimamente ligada com a palavra ‘amor’. Achava que se você namora é porque você ama e, logo, você tinha que dizer isso pra outra pessoa quase com a mesma frequência com que você respira. Ainda bem que o tempo passa, a vida ensina suas lições e a gente vai amadurecendo. A ideia que eu tenho de namoro hoje em dia é totalmente outra.

Namorar pra mim não é ter que ligar todo dia, não é ter que se ver pelo menos aos fins de semana, não é ter dias certos pra se ver.

Namorar pra mim não é ter que apresentar pra família, não é ter que estar junto em todos os eventos, não é ter que fazer tudo junto.

Namorar pra mim não é deixar de sair só com seus amigos pra sair apenas quando a pessoa for junto, não é ter que ficar sempre dizendo com quem você está e o que vai fazer.

Namorar pra mim não é algo de que se faça alarde, que você precise expor com detalhes ao mundo todo. Eu aprendi que quanto mais você tem a capacidade de ser feliz para si, deixando saber apenas os poucos que se importam, mais intensa e duradoura será a sua felicidade.

Namorar para mim é um momento em que se chega quando os dois simplesmente param de procurar por outras pessoas, quando se sentem satisfeitos um com outro. Ousaria dizer mais completos, mais felizes por desfrutarem agora da companhia um do outro.

Namorar para mim não é criar uma cela de ciúmes para aprisionar a outra pessoa, não é querer dominar a outra pessoa, ter a outra pessoa pra si.

Namorar para mim é saber que aquela pessoa é a única com quem você quer estar naquele momento da sua vida. É uma forma de dizer, citando Renato Russo, “quero ficar só com você!”. É uma forma de mostrar que aqueles momentos não são banais e que aquela pessoa é realmente especial pra você, que é ela quem você quer agora.

Namorar pra mim é poder viver uma relação com a tranquilidade de que o afeto de vocês é apenas um do outro, não importa se estão longe, se estão sem se ver há alguns dias ou se estão vendo mais os amigos do que um ao outro.

Namorar na verdade é muito bom! É pena que a maioria das pessoas estraga esse momento tão delicado, dos apelidinhos carinhosos, da descoberta um do outro nos mais diversos sentidos e de tantas coisas tão singulares com inúmeras chatices, precipitações e cobranças sem fim.

Namorar sempre seria bom se as pessoas não se preocupassem em criar quase um manual do namoro querendo ‘deixar coisas claras’ , ‘combinar como vai ser’ e outras formalidades que além de serem desnecessárias são bastante estressantes.

Nada melhor do que os acordos mútuos e casuais, do que coisas que se estabelecem sem nem perceber. Nada é melhor do que se sentir livre acima de tudo, se sentir confortável, à vontade com a outra pessoa.

Namorar é fruto de uma identificação diferente, onde há sim o desejo, a paixão, mas também a amizade, as afinidades, o companheirismo, aquelas coisas que só fazem sentido e só tem graça pra vocês dois. Se não tiver isso não adianta.

Namorar… Bem… Não sei bem como terminar esse texto. É melhor eu apenas encerrar dizendo ‘O namoro acontece’.

Autor:

Thaís tem 25 anos, é formada em Letras pela UFF e recentemente concluiu o mestrado em Literatura Brasileira. Adora dar aula e sempre que dá leva alguma música. A Thaís acha o Machado de Assis o escritor mais genial e totalmente incrível de todos os tempos e na música não há outro como John Mayer. Ela sabe fazer um brigadeiro muito bom, mas garante que escrever é o que de fato ela sabe fazer de melhor nessa vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s