Publicado em Sobre a Vida

The past is only the future with the lights on

lights

Imaginem só se existisse uma máquina de testes do futuro? Afinal, quem é que nunca perdeu pelo menos alguns minutos da vida pensando “como seria se eu tivesse feito tal escolha?” , “como seria se ao invés de sim eu tivesse dito não?” , “como seria o futuro pra mim se eu tivesse agido de forma diferente?”. Pois bem, a máquina funcionaria assim: sempre que você estivesse em dúvida sobre que decisão tomar você poderia testar como seria a consequência de cada uma delas no futuro, assim você nunca tomaria a decisão errada.

Mas querem saber?! Depois de pensar um pouco sobre isso eu dei graças a Deus por não existir tal máquina. O futuro é realmente esse grande enigma que se apresenta diante de nós segundo após segundo, é o incerto, é aquilo que não podemos ter domínio sobre. E acho que a nossa maior dificuldade em tomar certas decisões é o medo de saber se aquilo vai mesmo dar certo, medo de fracassar, medo de estar tomando um caminho que no fim das contas você poderá perceber que não foi o mais satisfatório.

Desde que me mudei recentemente, eu mesma tenho me perguntado se foi a melhor escolha. Me pergunto como estariam sendo as coisas se eu tivesse ficado bem quietinha onde eu estava. Mudar é bom, ver lugar novos, ter acessos a novas experiências como a que eu estou tendo aqui de poder escrever minhas poesias sentindo o vento nos meus cabelos e tendo o mar no fim de tarde pra me inspirar. Mas o que eu ganhei e perdi com essa escolha? O que nós ganhamos e perdemos com cada escolha? ‘Thaís, você tem certeza que não seria bom ter essa máquina de testes do futuro?’ .Tenho sim.

“The past is only the future with the ligths on”. Essa frase incrível que dá título ao texto de hoje foi retirada de uma música que se tornou muito especial para mim, chamada ‘Baby, come on’. E refletindo um pouco sobre ela na noite passada eu me dei conta de que, talvez, o futuro não seja tão enigmático assim se nós tomarmos como base o nosso próprio passado. Como eu já disse aqui algumas outras vezes, todas as experiências que já vivemos é que formam quem nós somos hoje, tanto as boas quanto as ruins.

O passado é somente o futuro com as luzes acessas, ou seja, o futuro é somente o passado com as luzes apagadas. Como então acender as luzes do futuro? Como poder enxergar melhor o caminho à nossa frente? Olhando para o passado e para as nossas experiências não com saudosismo ou arrependimento, mas com papel e caneta na mão pra tomar nota dos nossos erros e acertos. Temos uma perspectiva melhor do futuro quando nos deixamos iluminar por nossas vivências anteriores.

Por mais complicada que a vida pareça ser às vezes, não se pode negar que ela é muito generosa. Sempre nos dá tantas chances! Às vezes sentimos que estamos fazendo tudo errado ou que fizemos a pior besteira da nossa vida tomando uma decisão precipitada. É então que a vida, essa linda, vem e coloca essa lanterna nas nossas mãos que nos permite circular em torno de nós mesmos com mais clareza. Quanto aos erros cometidos, quanto às coisas que nos arrependemos de ter dito e feito? Isso está no passado, você pode querer fugir dele ou aprender com ele (já bem disse o Rafiki). Olhe para o futuro sob um novo foco de luz, use o passado a seu favor. The past is only the future with the lights on.

Screenshot_2015-02-17-05-14-18

Autor:

Thaís tem 25 anos, é formada em Letras pela UFF e recentemente concluiu o mestrado em Literatura Brasileira. Adora dar aula e sempre que dá leva alguma música. A Thaís acha o Machado de Assis o escritor mais genial e totalmente incrível de todos os tempos e na música não há outro como John Mayer. Ela sabe fazer um brigadeiro muito bom, mas garante que escrever é o que de fato ela sabe fazer de melhor nessa vida.

Um comentário em “The past is only the future with the lights on

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s