Publicado em Filmes e Séries, Sobre a Vida, Sobre Escrever

Top 5 – Filmes que marcaram minha infância

Kid-Movie-Critic-istock

Já é uma tradição eu compartilhar aqui no blog algumas das minhas impressões sobre filmes que eu gosto e que são importantes na minha vida de alguma forma. E realmente eu AMO cinema! Há muitos e muitos filmes que acho incríveis e tudo mais, mas resolvi pela primeira vez organizar essa listinha com 5 dos filmes que assisti quando era criança e que marcaram muito a minha infância, contribuindo muito para quem eu sou hoje.

1 – Edward, mãos de Tesoura 

edward

Só pra ir na contramão, vou começar minha listinha com um filme que não é infantil! rsrs

Eu me lembro de assistir Edward, mãos de tesoura várias e várias vezes na Sessão da Tarde e acho que foi o primeiro filme que chorei assistindo. (Segundo minha mãe não eram poucas às vezes que ela me surpreendia chorando assistindo algum filme na TV quando criança.)

Lembro do quanto eu achava tudo muito injusto! O criador dele morrer justo quando ia lhe dar as mãos e o Edward sempre sendo prejudicado pelos outros sendo inocente! Que peninha que eu sentia dele! Ficava achando que ele merecia ser feliz e ter o direito de conviver com as pessoas e poder estar perto da garota que amava… Mas… Não.

Acho que ali de certa forma eu comecei a pensar que nem tudo na vida iria acontecer da maneira que a gente achasse certa ou justa e que muita gente simplesmente nunca iria compreender a nossa peculiaridade ou até mesmo estranheza. E acima de qualquer coisa sempre admirei o Edward por ele ser um artista. Com certeza esse era o lado mais humano dele e essa sensibilidade ele manteve o tempo todo.

2 – Matilda

matilda

E ainda sobre isso de ser “a pessoa diferente” temos Matilda, que é até hoje muita minha ídola! Por que será?! 😀

Como não amar a menina que vivia em uma família que não tinha nada a ver com ela mas acabou encontrando conforto e companhia nos livros?! E fora que eu achava tão legal os superpoderes dela de conseguir controlar as coisas! Metaforizando um pouco, eu acho que isso tem a ver com o poder que passamos a ter sobre o mundo a partir da leitura. Pelo menos é assim que eu entendo.

3 – Harriet, a espiã

harriet

Nooooosssa, como eu amo esse filme! Esse é um filme que de fato me marcou demais! Isso porque foi depois de assisti-lo que eu decidi começar a anotar tudo que acontecia na minha vida, assim como a Harriet fazia. E isso com certeza mudou minha vida. Foi ali com uns 12 anos que resolvi começar a escrever sistematicamente e passei a me encontrar na escrita.

Acho que esse filme não é muito conhecido, então vai aqui uma breve sinopse! Ele trata dos conflitos de uma pré-adolescente que queria ser jornalista e fazia investigações na sua vizinhança e também anotações sobre as pessoas com quem convivia. Quando seu caderno vai parar nas mãos daquelas típicas ‘meninas malvadas’ da escola, todo mundo acaba sabendo das observações que ela fazia das pessoas, nem sempre coisas agradáveis. E então durante o filme, excluída por todos, sofrendo bullying e não sendo compreendida pelos pais, Harriet tem que achar um jeito de consertar as coisas. (Eu acho que não sou muito boa com sinopses em geral, mas vale muito a pena assistir!)

4 – Titanic

Titanic_poster

“Oi? Como assim?” Sim, pessoas! Titanic marcou minha infância! rsrs Minha prima mais velha tinha as duas fitas de vídeo (eu me entregando) do filme e a gente assistia praticamente todo dia assim que ela comprou. (E sempre adiantavam aquela parte dele no carro quando eu estava junto, afinal eu tinha só 7/8 anos.)

Até hoje Titanic é um dos meus filmes preferidos, que eu assisto toda vez que está passando em algum canal e me sinto incapaz de assistir sem comentar porque eu o acho perfeito demais!!! Muito bem feito, todos os detalhes, tudo incrível!!! Se eu pudesse eu daria mais Oscars pra Titanic porque realmente é merecido! Mas enfim…

Considero que Titanic tenha marcado minha infância também porque eu assisti muitas vezes ao longo dela e porque sempre pensava várias coisas. Tipo que foi azar pro Jack ter ganhado a passagem porque acabou morrendo… Mas, por outro lado, sem ele a Rose teria se matado. E também sempre pensei no quanto às vezes pessoas que acabamos de conhecer fazem por nós coisas incríveis que outras que nos conhecem há anos jamais fariam. Porque o Jack fez questão de ficar com ela até o final. ❤

E quanto ao problema se eu cabia ou não cabia lá no pedaço de madeira eu prefiro me abster mais uma vez. rsrs

5 – O Rei Leão

rei leão

Ah! Por essa ninguém esperava! hahaha

Acho que todo mundo já sabe que O Rei Leão é o meu filme preferido. Não é o desenho preferido, não é o ‘da Disney’ preferido. É de fato o meu filme preferido entre todos os filmes já feitos na história da humanidade! \o/

Os motivos para eu amar O Rei Leão são tantos que daria mais vários posts pra falar a respeito. Mas pra mim esse filme é o que mais me ensinou (e ainda ensina) coisas até hoje. Se um dia eu realmente fizer uma tatuagem ela será da frase “Lembre-se de quem você é”. Que é um dos meus maiores desafios na vida, me lembrar de quem eu sou e não abandonar os meus sonhos, por mais que sempre tenha gente ruim pra nos convencer que isso é o melhor a fazer.

________

Bem, esse foi o meu Top 5 dos filmes que marcaram a minha infância e eu curti demais fazer isso. Eu acho que deveria ser uma criança meio estranha! hahaha Foi engraçado perceber que em todos esses filmes tem alguém que se sente ou é literalmente excluído e que há essas lições sobre a vida não parecer mesmo justa às vezes… Mas o bom é que todos eles me motivaram, me fizeram pensar um pouco sobre como as coisas funcionam e sobre tentar encontrar um sentido pra tudo isso.

Literalmente eu cresci com esses filmes. ^_^

Autor:

Thaís tem 25 anos, é formada em Letras pela UFF e recentemente concluiu o mestrado em Literatura Brasileira. Adora dar aula e sempre que dá leva alguma música. A Thaís acha o Machado de Assis o escritor mais genial e totalmente incrível de todos os tempos e na música não há outro como John Mayer. Ela sabe fazer um brigadeiro muito bom, mas garante que escrever é o que de fato ela sabe fazer de melhor nessa vida.

6 comentários em “Top 5 – Filmes que marcaram minha infância

  1. Filmes muito bons! Clássicos dos clássicos. Eu gosto muito de Rei Leão e Edward Mãos de tesoura. Um dos meus melhores filmes de infância, poderia acrescentar: Jurassic Park, Bernardo e Bianca, E.T., Os Fantasmas se divertem…. Ah. Tem um monte!

  2. Noooosa, que sessão nostalgia! Eduardo mãos de tesoura é um clássico do Tim Burton, adoro os filmes desse cara! Titanic e O Rei Leão também marcaram a minha infância, eu até tinha a VHS do último kkk
    Mas ouso dizer que Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame também marcaram minha infância. Adorei o post! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s