Publicado em Entrevista

Entrevista com o escritor Zack Magiezi

 

  • O que a escrita representa na sua vida?

Gosto de pensar que a escrita é esculpir sentimentos, é materializar de alguma forma algo que sentimos em palavras, é uma maneira de me conhecer e explorar a minha própria geografia.

  • Desde quando você começou a escrever essas “divagações” (como você mesmo chama)?

Escrevia pequenos textos em cadernos e também em um blog pessoal, mas comecei com mais afinco no início de 2014, criei a página e comecei a colocar minhas divagações lá e deu no que deu.

  • Quais os autores que mais influenciam a tua escrita?

São muitos, vou citar alguns (não sei se influenciam a minha escrita, pois eles são geniais mas com certeza eles iluminam a minha vida). Gosto de Gabriel García Márquez, Valter Hugo Mãe, José Saramago, Machado de Assis, Bukowski, Leminski, Manoel de Barros, Poe, Baudelaire e o meu favorito Júlio Cortázar.

  • Fale um pouco das suas experiências com a escrita antes de ter toda a projeção que você tem agora.

Na verdade, nada mudou continuo escrevendo sobre as mesmas coisas e uso o mesmo método. O que acontece é que agora as palavras circulam mais e existem por aí mais corações hospitaleiros.

  • Como surgiu a ideia da sua página Estranheirismo? Qual era o seu objetivo a princípio?

A ideia inicial era apenas centralizar meus textos, eu sempre falhei na tentativa de ser organizado. E ainda continuo falhando.

  • Você considera ter conseguido alcançar o que tinha em mente? Teve muitas surpresas?

Tudo foi surpresa, não sou bom em fazer planejamentos comecei de maneira despretensiosa até hoje não entendi o que aconteceu, acho que a vida gosta de presentear.

  • Fale um pouco sobre o “Notas sobre ela” que tantas mulheres se identificam. Houve de fato uma “ela” que te inspirou ou ainda inspira?

É um tema que eu gosto muito de escrever, mulher é um tema infinito, todas me inspiram, tenho sorte de conviver e conversar com algumas mulheres e tento sintetizar algo sobre a essência delas. É interessante que muitas mulheres se identificam com esses fragmentos e isso me alegra e me deixa com a sensação de dever cumprido.

  • Ao ver o quanto você tem sido lido e compartilhado nas redes sociais, você hoje tem intenção de ter a escrita como carreira?

Não faço planos a longo prazo, vou vivendo um dia de cada vez e tentando ficar inteiramente no hoje. Creio que o futuro é um amontoado de dias bem vividos, e o termo carreira é algo muito institucionalizado, para mim escrever é um prazer e a vida vai apontar um caminho.

  • Quais são os seus projetos literários atualmente?

Estou produzindo meu primeiro livreto que será uma coletânea de textos, estou bastante animado pois será um livro quase artesanal isso me deixa bem contente, pois dessa forma cada livro será único. Paralelamente estou trabalhando em alguns contos, que chamo de “Fabulários – personagens de uma cidade muda”. Estou bastante animado.

  • Na sua vida, o que mais te inspira a escrever? O que te move?

Existe algo mais inspirador do que a vida?

Anúncios

Autor:

Thaís tem 25 anos, é formada em Letras pela UFF e recentemente concluiu o mestrado em Literatura Brasileira. Adora dar aula e sempre que dá leva alguma música. A Thaís acha o Machado de Assis o escritor mais genial e totalmente incrível de todos os tempos e na música não há outro como John Mayer. Ela sabe fazer um brigadeiro muito bom, mas garante que escrever é o que de fato ela sabe fazer de melhor nessa vida.

Um comentário em “Entrevista com o escritor Zack Magiezi

  1. “Tiradas” inteligentes a partir da inspiração principal, vida, recheadas de sensibilidade, observações cotidianas de coisas, pessoas, sentimentos, vazios, impressões sobre o tudo e o nada. Vale conferir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s