Publicado em Filmes e Séries, Sobre a Vida, Sobre o Amor

How I Met Your Mother e a Teoria do Caos

Apesar de ser uma pessoa genuinamente “de humanas”, sempre me interessei muito por física. Apesar de não saber nada das fórmulas, sou encantada por muitas teorias e uma das que mais gosto é a Teoria do Caos que (resumindo) diz que uma pequena mudança em um evento do presente pode trazer grandes mudanças para o futuro. E como eu já conhecia a teoria antes de começar a assistir a minha querida série How I Met Your Mother, inevitavelmente fui fazendo associações à ela ao longo das temporadas.

Durante vários momentos em HIMYM, enquanto o Ted do futuro narra suas desventuras amorosas até encontrar a mulher com quem viria a se casar e ter filhos, é possível perceber o quanto a Teoria do Caos aparece. Logo no início ele fala que só conheceu a Robin porque precisou sair de casa pra deixar o Marshall sozinho pra que pedisse a Lily em casamento. Porém existem 2 episódios em que, pra mim, a relação com a Teoria fica ainda mais clara.

Temporada 2, episódio 15 – Moeda da sorte

Nesse episódio Ted está atrasado para pegar um vôo que o levará à uma entrevista de emprego em Chicago. O episódio conta com inúmeros flashbacks que servem pra explicar como vários acontecimentos ocorridos nas últimas semanas fizeram com que Ted chegasse em cima da hora no aeroporto. Enquanto aguardam a resposta sobre a possibilidade de ainda pegar um vôo que lhes permitisse chegar à tempo em Chicago, ele e Robin tentam achar o culpado pelo atraso de Ted naquele dia. Por fim se dão conta de que tudo começou com uma moeda que Ted encontrou há mais de um mês no metrô.

Depois de perder todos os possíveis vôos, Ted lamenta. É só mais tarde que ele compreende que o destino estava à seu favor (e não contra) ao fazê-lo perder a entrevista, afinal, caso tivesse sido selecionado pela empresa, teria que se mudar para Chicago e não teria encontrado seu grande amor em Nova York.

Temporada 4, episódio 22 – Lugar certo, hora certa

Resultado de imagem para himym right place right time stella

Esse é, sem dúvida, um dos meus episódios preferidos de HIMYM! ❤ É nele que ocorrem acontecimentos fundamentais pra que Ted encontrasse o amor pelo qual ele havia tanto esperado.

Neste episódio Ted não fala apenas de destino, mas chega a citar o Efeito Borboleta, que está inserido na Teoria do Caos. Ele nos conta como pequenas decisões tomadas naquele dia, somadas à coisas que ocorreram nos dias anteriores fizeram com que ele estivesse no lugar certo e na hora certa para reencontrar Stella (o quê, como sabemos, o leva a lecionar na Universidade e, posteriormente, conhecer sua futura esposa).

Algo que eu acho lindo nesse episódio é o final, quando o Ted se imagina voltando pra agradecer a todos os que estiveram envolvidos para que ele estivesse ali bem naquele sinal, bem naquele momento, na hora certa! ❤

___________________

E é por gostar tanto da Teoria do Caos e por conseguir vê-la tão claramente durante a narração do Ted mais maduro, nos envolvendo em toda a sua jornada, que eu adorei o final alternativo que foi feito para a série. Não tem nada a ver com não aceitar ou não concordar com o final original, mas porque o final alternativo mostra justamente como cada pequena coisa, tenha sido por escolha própria ou “por acaso”, levaram o Ted a realizar seu grande sonho.

Eu sempre penso o que seria da minha vida se eu tivesse estudado em outra escola, ou em outra turma que fosse… E se eu tivesse cursado outra coisa na faculdade? E se eu não tivesse saído naquele sábado à noite? São intermináveis “e se”! E parece que ficar pensando nisso acaba sendo meio perturbador (apesar de instigante).

O que importa mesmo é que a gente continue sempre firme em nossos sonhos e objetivos, fazendo o que nos cabe mas também sempre contando que a sorte e o destino trabalham a favor dos que acreditam. ❤

*Pra quem ainda não viu, clique aqui para assistir ao final alternativo de How I Met Your Mother. 

Autor:

Thaís tem 25 anos, é formada em Letras pela UFF e recentemente concluiu o mestrado em Literatura Brasileira. Adora dar aula e sempre que dá leva alguma música. A Thaís acha o Machado de Assis o escritor mais genial e totalmente incrível de todos os tempos e na música não há outro como John Mayer. Ela sabe fazer um brigadeiro muito bom, mas garante que escrever é o que de fato ela sabe fazer de melhor nessa vida.

2 comentários em “How I Met Your Mother e a Teoria do Caos

  1. Teoria do caos, eu adoro ela também e acredita que faça muito sentido. Terminei dia desses a serie, e eu amei! E não sabia desse final alternativo, curti muito também porque como você mesmo disse, quando ele mais maduro narra como tudo aconteceu, de fato parece fácil, e nos faz ver que cada pequena ação pode resultar em algo bom ou não.

    Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s